terça-feira, 15 de junho de 2010

Formação de grupos na relação ensino-aprendizagem

A cooperação entre os alunos em ambientes computadorizados de ensino-aprendizagem é um dos pontos chave para o sucesso da aplicação desses ambientes. Logo, muitos desses ambientes buscam promover a cooperação para um melhor aprendizado.

Para tanto, uma das formas adotadas é a divisão das classes em grupos, onde os aprendizes de cada grupo interagem diretamente uns com os outros nas sessões de ensino-aprendizagem.

É através da troca de informações, perguntas e comentários que este processo é complementado e, conseqüentemente, enriquecido (Wolz and Palm et al. 1997).

A distribuição dos alunos nos grupos pode afetar diretamente nos seus desempenhos. Essa relação, distribuição x desempenho, pode ser feita, entre outros fatores, em função do perfil de cada aluno e/ou dos laços de afinidade existentes entre eles.

Sendo assim, a tarefa de dividir a classe em grupos em qualquer sistema de ensino-aprendizagem cooperativa, torna-se de extrema importância. Do ponto de vista tecnológico, a cooperação entre aprendizes, em um ambiente computacional de ensino-aprendizagem, depende de duas tarefas: a definição dos grupos e o estabelecimento de interação entre os grupos e o ambiente, o qual se compõe de outros grupos, dos professores e dos componentes computacionais. Portanto, um ambiente de cooperação deve fornecer ferramentas para executar ambas as tarefas.


Crédito da imagem: Maxim Malevich, obtida no site
http://www.masternewmedia.org

3 comentários:

  1. Concordo com você Paulo. A tarefa de dividir a turma em grupos para um professor é algum que parece simples mais revela uma complexidade ao encontrar desafios de montar grupos aonde o desempenho esteja aliado de um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, lembra-se de que comentei o sumiço de um cinturão de Júpiter? Então, segue o site sobre o assunto: http://oglobo.globo.com/blogs/sociencia/default.asp?periodo=&palavra=hubble

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!foi como o Rafael disse, realmente não e uma tarefa tão facil. parabens ae

    ResponderExcluir